13- A cópia do acaso

        
        

Em 2008, a Science News publicou um artigo com o título “A ciência copia o spray do besouro”, de autoria de Thomas Heinze. Este besouro bombardeiro atira seu fluído tóxico contra seus inimigos através de um esguicho. Este besouro está inspirando projetistas de máquinas, dispositivos de entrega de drogas e extintores, para aprimorar tecnologias de spray e que, também, poderia fornecer um mecanismo muito mais eficiente para a injeção de combustível em motores automotivos e até mesmo levar a uma nova geração de extintores.

         Os criacionistas fixistas questionam: Qual a necessidade do homem de copiar a criação de Deus para construir um pulverizador melhor? Porque ele não tem sido capaz de projetar pulverizadores que funcionam tão bem quanto o divino? E continuam: (http://www.criacionismo.com): “O sistema de proteção do besouro fornece grande evidência para projeção inteligente; os evolucionistas, porém, especulam que o que ocorreu na realidade deve ter sido mudanças acidentais aleatórias chamadas mutações, e a seleção natural se livrou de todos os acidentes que não aprimoraram o sistema. Besouros que não têm esse maravilhoso sistema defensivo não somente estão vivos, mas excedem em muito em número os besouros bombardeiros. Seleção Natural? Acorde!”.
         Obrigado criacionistas fixistas, vocês fornecem grandes exemplos para discussão sobre evolução em relação à “fé cega” (http://vidaedogma.blogspot.com/p/doutrina-cega.html). Os simples criacionistas, com citações como estas, devem ficar muito irritados. Somente os criacionistas fixistas ainda caminham com os “tapa-olhos” ou com um “anteolhos da cabeçada” de um cavalo. É bom esclarecer, de forma simples, que criacionista é aquele que acredita na criação a partir de Deus e criacionista fixista é aquele que acredita que tudo o que existe foi criado por Deus e está conforme a criação, sem qualquer mudança. Os criacionistas “espertos” já perceberam e cederam à evolução. Os criacionistas fixistas ainda andam no “mundo das trevas”, acreditando no literalismo bíblico. Devem, portanto, continuar acreditando que a Terra é o centro do Universo e que é sustentada por pilares, que o homem veio do barro e a mulher de sua costela, entre tantos outros exemplos citados na Bíblia.
         De forma “elegante” discutem: “os cientistas agora decidiram copiar o pulverizador do besouro para produzir pulverizadores para as suas próprias indústrias, sendo que o ser humano não tem sido capaz de projetar pulverizadores que funcionem tão bem. Presumimos que alguns dos que humildemente copiam a maravilhosa projeção de Deus são evolucionistas que continuam acreditando que o “melhor pulverizador” foi um acidente feliz”. É triste a pobreza intelectual destes religiosos radicais, com um profundo desconhecimento do que existe ao nosso redor. Que árdua tarefa foi repassada para Deus, intitulando-o como um grande projetista. Mesmo já tendo incluído o assunto em outra página “Abiogênese criacionista” (http://vidaedogma.blogspot.com/p/abiogenese-criacionista.html), vou ampliar a discussão citando mais alguns itens:
·         Qual o grande motivo para o projetista criar a relação entre predador e a presa? Ver uma grande carnificina? Colocando de um lado os predadores com seus dentes afiados, garras, coloração que imita o ambiente, tudo para conseguir capturar a presa. Do outro lado a presa tem pernas compridas para fugir, com coloração específica para se camuflar e não ser vista.
·         Não seria inteligente se a alimentação de todos os animais fosse herbívora? Nada mais de comer carne e matar animais. As plantas seriam macias e suculentas, cresceriam em qualquer clima e teria um gosto espetacular! Não é perfeito? Além disso, ainda poderia colocar nelas todas as vitaminas, sais minerais, carboidratos e proteínas.
·         Qual o motivo para as cáries dentárias? Só não somos banguelos devido à tecnologia humana. Viva a ciência! Por que Deus, como um ótimo projetista, não criou uma substância na nossa saliva capaz de matar bactérias? Foi um erro de projeto?
·         Qual seria a intenção deste Criador em criar tantos parasitas para a nossa espécie? Fico pensando no momento da criação, quando Deus pensou: “Vou criar uma tênia, um verme de 8 metros, para viver solitário no intestino humano absorvendo os nutrientes do homem”.
·         Por que as abelhas têm de deixar parte de seus órgãos internos quando ferroam algum animal e por consequência acabam morrendo? Por que as vespas ferroam suas vítimas sem nenhum problema? Será que o projetista queria privilegiar esses animais em detrimento das injustiçadas abelhas?
·         Vocês já imaginaram como Deus pensou para elaborar o ciclo reprodutivo de determinados besouros que colocam seus ovos no interior de aranhas, para as suas larvas se alimentarem lentamente da carne deste animal, provocando dores horríveis até sua morte?
·         Qual a intenção de inventar os vírus?
·         Por que colocar olhos atrofiados em animais que vivem em cavernas se eles não vão usar nunca, ao invés de fazer animais sem olhos de uma vez?
·         O nosso corpo é muito mal elaborado. A forma bípede ainda traz grandes problemas para nossos joelhos e nossa coluna vertebral.
·         Eu fico muito triste quando vejo a incrível intenção Divina de criar determinados agentes patogênicos, que fazem crianças sofrerem, muitas vezes sem cura.
         Se o grande projetista podia fazer qualquer coisa, por que não fez tudo certo? Ou estamos em um processo constante de adequação? Analisando um exemplo para sermos curtos: as presas e os predadores surgiram por coevolução, um evoluindo no sentido de vencer o outro. Por isso quando um é selecionado quanto à velocidade para a fuga, o outro evolui, sendo selecionados os mais aptos em se camuflarem no ambiente para chegarem perto da presa sem serem notados. Será que o grande projetista prefere ver o jogo do “pega, esquarteja e come?”.
         Os criacionistas fixistas se excitam ao verem as maravilhas da criação de Deus, e dizem “obrigado ao nosso Criador que é responsável por ideias tão inteligentes. O melhor que podemos fazer é copiá-las”. A cópia da natureza é executada desde que o homem se entende por gente. Copiar é parte integrante de qualquer passo na nossa vida. Até a Bíblia, que é um grande livro, foi copiada de religiões antigas como dos babilônios e assimilou rituais do Mitraísmo, se tornando uma mitologia elaborada e adequada para seus seguidores. Hoje nossos remédios tiveram como base as plantas medicinais e até o velcro foi imaginado de sementes de determinadas plantas.
         Aqui foram utilizados poucos exemplos, mas se olharmos atentamente para a natureza, podemos ver que tudo nela faz mais sentido à luz da evolução e da seleção natural do que a uma criação planejada. A natureza não é perfeita, está longe disto e continua seu rumo despertando o nosso fascínio. As imperfeições observadas estão dentro de uma biodiversidade em plena seleção natural, sendo plausíveis e aceitáveis.
         Agora, me poupem do discurso de “projetista Divino”. Hoje, até vou concordar com os “criacionistas evolutivos”, ou melhor, “criacionistas que aceitam a evolução dos seres vivos”, dizendo que seria inteligente, para manter seus dogmas, acreditar que um Deus criou o Universo, a Terra e os seres vivos e, com muita inteligência, permitiu a sua livre evolução. Deus seria muito mais criativo! A palavra Deus seria muito mais forte e muito mais convincente para os seus seguidores. Conforme citado acima e usando a mesma intenção dos fixistas, “Design Inteligente? Acordem!”.

Edson Perrone
ecperrone@gmail.com